Estudo com aproximadamente 8000 indivíduos com idade acima de 45 anos publicado em 2017 verificou se o comportamento de ficar sentado durante a maior parte do dia estaria associado ou não a maior risco de morte.
Conclusões do estudo:
-Ficar sentado trabalhando durante boa parte do dia e também ficar a maior parte do tempo em casa sentado (vendo televisão, por exemplo) está associado a maior risco de morte.
Atenção: o estudo também separou as pessoas que praticavam atividade física regularmente porém passavam boa parte do dia sentados e verificou que mesmo se você pratica exercícios físicos periodicamente (moderados ou vigorosos), o risco também é maior do que os que se movem mais ao longo do dia.
O estudo revelou a importância de tirar pausas frequentes para um pouco de movimento.
Mover o corpo a cada meia hora poderia ajudar a limitar os efeitos de trabalhar sentado. Quanto mais longa, mais frequente e mais intensa a pausa para se levantar e se movimentar, melhor.
Dicas: você pode fazer coisas simples, como a cada meia hora levantar para pegar uma garrafa de água, caminhar ou atender o telefone em pé.