Cardiogeriatria
O que é
Cardiogeriatria?
A maioria das doenças cardiovasculares apresenta incidência maior em pessoas idosas por alterações próprias do envelhecimento, como o enrijecimento dos vasos e alterações metabólicas, então o acompanhamento cardiológico frequente é muito importante nessa faixa etária.
O tratamento do paciente idoso com doenças cardíacas apresenta algumas peculiaridades em relação aos pacientes jovens, e a abordagem muitas vezes é diferente nessa faixa etária.
Os idosos podem possuir mais de uma doença, e portanto a escolha das medicações deve levar em consideração a interação entre as drogas.
Nessa faixa etária, o metabolismo dos medicamentos pode ser mais lento, e alguns ajustes de doses podem ser necessários. Os efeitos colaterais também são mais frequentes, e muitas vezes até limitantes para as atividades diárias.
Para os idosos que já apresentam quadros demenciais mais graves ou que já são dependentes para as atividades diárias, a escolha do tratamento deve levar em consideração fatores como qualidade e expectativa de vida.
A idade não pode ser considerada como um número isoladamente, pois vemos que existem diversos perfis de idosos, aqueles que conseguem exercer suas atividades diárias sem dificuldades e aqueles que possuem limitações importantes.
SAIBA MAIS SOBRE
Principais dúvidas sobre Cardiogeriatria
Com o envelhecimento, observamos maior incidência de hipertensão, arritmias e infarto do miocárdio, por exemplo.
Sim, vários estudos já comprovaram que o tratamento de algumas doenças como hipertensão na meia idade pode prevenir o surgimento de demência. Atividade física e atividades intelectuais também são importantes para prevenção.